Quem pode ser doula? Tem que ser profissional da saúde?

Qualquer mulher com mais de 18 anos pode ser doula, inclusive quem não é profissional da saúde. Não é fundamental que seja mãe, mas a experiência da maternidade com certeza traz um componente especial à relação doula-gestante. Não precisa ter tido parto normal para ser uma boa doula. É fundamental que seja um caminho vocacional, pois o trabalho é difícil, cansativo, em horários ingratos, sem qualquer previsibilidade. Quem não faz esse trabalho por fé, acaba se cansando e sendo ineficiente.

Qual é a formação necessária para ser doula?

Existem dois caminhos básicos. O mais comum é fazer um curso e depois começar a praticar, como explicaremos abaixo. Outra possibilidade é fazer o caminho autodidático, baseado em leituras e atendimentos, mais adequado para quem já tem contato prévio com gestantes (exemplo professoras de yoga, terapeutas corporais, etc).

Onde encontro cursos de doulas?

Para quem quer fazer um curso de capacitação, no Brasil existem dois cursos que são bastante reconhecidos e de boa qualidade: os do GAMA e os da ANDO. Os do GAMA você encontra no site http://www.maternidadeativa.com.br/profissionais.html. Os cursos da ANDO você encontra no site http://www.doulas.org.br

Esses cursos são oferecidos em várias cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre, Florianópolis, Brasília, etc..

Essas instituições oferecem cursos online?

Não, pois a formação da doula deve passar por momentos de contato, integração social, aprendizagem de toques e massagens, troca de experiências, etc.. No nosso conceito a formação virtual não é a mais adequada para a formação de uma boa doula.

Quanto ganha uma doula? Posso viver disso?

Existem doulas voluntárias, que trabalham sem remuneração, e doulas particulares, que cobram entre R$ 200 e R$ 1000 pelo pacote de atendimento do parto, visitas prévias e visita após. No entanto os trabalhos não aparecem com tanta frequência e no Brasil ainda não é possível se viver disso. As doulas atuantes em geral são também fisioterapeutas, psicólogas, educadoras físicas, terapeutas corporais, professoras de yoga, e outras.

Existe regulamentação da profissão?

Não, o trabalho da doula não é reconhecido como profissão. Portanto não existe sindicato nem regulamento formal.

Ana Cris Duarte
Doulas.com.br

  Copyrights: Doulas.com.br - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução das imagens ou do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.